quinta-feira, 14 de julho de 2011

Unhas!

Há quem as prefira pintadas ou naturais, curtas ou compridas, porém quando se tornam quebradiças, descascam ou encravam, as unhas começam a nos incomodar.



Sem dúvida, elas são umas das muitas preocupações, do público feminino quando o assunto é beleza. Contudo as unhas devem ser vistas não só como embelezadoras das mãos, mas sim como parte essencial do nosso corpo, que necessita de cuidados especiais quando não está bem. Com isso trouxe algumas dicas de como cuidá-las, deixando-as bonitas, e, sobretudo, saudáveis.


Quando as unhas são quebradiças, fracas e que descascam, um dos motivos pode ser o ressecamento. “No verão, elas estão mais propensas a esses problemas, por causa da maior exposição ao sol, contato com a areia e com o cloro da piscina", explica a dermatologista Katleen Conceição, membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética.
 Para evitar esse problema tão comum, o ideal é mantê-las hidratadas. São várias as recomendações, dentre elas: ficar pelo menos uma semana por mês sem esmaltes. Além disso, diminua o uso de removedores de esmalte, optando por aqueles que não contém álcool, como as acetonas; procure por cremes a base de uréia, óleo de semente de uva, lanolina ou silicone; lixe as unhas com cantos arredondados, e se possível pinte-as com menor frequência.


Para as unhas descoladas ou esbranquiçadas a atenção deve ser redobrada, pois tais características podem ser indícios de doenças de pele, como micose ou psoríase (doença inflamatória da pele). Com isso procure um médico, pois apenas um exame clínico ou laboratorial poderá diagnosticar o problema.
Existem outros fatores que podem prejudicar a saúde de nossas unhas. Um deles, muito importante é: a alimentação desequilibrada. Uma dieta balanceada, rica em vitaminas e minerais como biotina, zinco, silício, vitamina A e aminoácidos, sem dúvida, é fundamental para a saúde das unhas.


Unhas saudáveis e bonitas, não são apenas sinônimos de beleza para suas mãos, elas sinalizam uma boa higiene e, acima de tudo, saúde!

Postado por Paula. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário